Sistema de Consórcios: o que é e como funciona

Sistema de Consórcios: o que é e como funciona

Sistema de Consórcios: o que é e como funciona

Se você está pensando em fazer um consórcio para adquirir bens ou serviços, mas tem dúvidas sobre o que é e como funciona o Sistema de Consórcios, saiba que essa modalidade de investimento é simples e fácil de entender. 

Sistema de Consórcios é considerado como “a arte de poupar em grupo”, pois se baseia na união de pessoas, físicas ou jurídicas, que formam uma poupança comum, destinada para a aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de um autofinanciamento.  Reunidos em um grupo, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, com uma parcela destinada à formação desse fundo.

Assim, o consórcio é ideal para quem não precisa imediatamente de um determinado bem ou serviço e pode aplicar uma parcela de sua renda que não será utilizada como despesa. Se você se encaixa nesse grupo, você tem o perfil de poupador e, logo, de um consorciado.

Todos os participantes do grupo de consorciados têm o direito de utilizar parte da poupança comum, após serem contemplados por sorteio ou lance. No sorteio, de acordo com a disponibilidade do caixa, um ou mais participantes do grupo são sorteados para receber sua carta de crédito, no valor do plano a que aderiu, independentemente do número de prestações que tenha pagado. Ou seja, o sorteio define a ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes do grupo receberão seus créditos até o final do plano.

Já o lance propicia ao consorciado concorrer à contemplação mediante antecipação de parcelas. Dependendo da disponibilidade do caixa, será contemplado o maior lance, de acordo com as regras contratuais.

 

Comprar consórcio


compramosseuconsorcio

×
Olá!
Posso ajudar?